Auxílio Doença: Quem direito e Como Conseguir

//Auxílio Doença: Quem direito e Como Conseguir

Auxílio Doença: Quem direito e Como Conseguir

O INSS deve o Auxílio Doença ao segurado que comprove estar temporariamente incapacitado de trabalhar.

Este benefício existe para auxiliar os incapacitados que comprovam seu estado por meio de perícia médica.

A incapacidade pode ser tanto por conta de acidente ou de doença. Neste artigo, você conhecerá os detalhes sobre o importantíssimo direito do trabalhador brasileiro.

Perdi a data da perícia INSS, o que fazer?

Se o segurado não conseguiu comparecer à sua perícia médica no dia e horário agendado, será possível pedir a remarcação, porém uma única vez e desde que seja três dias antes da data agendada.

Você pode entrar em contato com a Previdência Social pelo número 135 ou pode comparecer a uma Agência da Previdência e remarcar.

Se você não comparecer na data e também não fizer uma remarcação da perícia ou se ainda cancelar o pedido, precisará esperar 30 dias para solicitar novamente.

Meu Auxílio Doença está chegando ao fim, como prorrogar?

Se o seu auxílio doença está chegando no fim e nos últimos 15 dias do período de recuperação você ainda não se julga capaz de voltar ao trabalho, é possível pedir a prorrogação do benefício.

É preciso entrar em contato pela Central do 135, no site oficial da Previdência Social ou ainda em uma APS.

Caso o seu benefício seja indeferido ou ocorra a cessação dele e você não concorde, o segurado pode fazer uma entrada com recurso em até 30 dias.

Quem tem direito a receber o Auxílio Doença?

Entre os principais requisitos aparecem a carência de 12 contribuições mensais (a perícia médica fará avaliação de isenção de carência para certas doenças).

Acidentes de trabalho, doenças profissionais e acidentes de qualquer caso ou natureza são requisitos para receber o benefício.

É necessário ter a qualidade de segurado. Essa é a condição atribuída ao cidadão que paga a Previdência.

É preciso comprovar em perícia médica a doença que o torne incapaz. Além de estar afastado por mais de 15 dias por conta do mesmo problema de saúde.

Quais são os documentos e formulários necessários para o Auxílio Doença?

Abaixo, você pode conferir quais são os documentos necessários para requerer este benefício ao INSS.

  • Documento de identidade oficial com foto;
  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Carnês de contribuição, documentos que comprovem pagamento ao INSS;
  • Documentos médicos que comprovem tratamento de doenças (atestados, exames, relatórios para análise durante a perícia);
  • Declaração carimbada e assinada pelo empregador;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • Ou documentos que comprovem o problema de saúde do segurado especial (trabalhador rural, lavrador ou pescador): declaração do sindicato, contratos de arrendamento e outros.

Quando o auxílio doença chega ao fim?

Qual o segurado se recuperada ou retorna à sua capacidade de trabalho. Quando ocorre a morte do segurado ou quando existe o não comparecimento à Agência da Previdência, o que acarreta o indeferimento.

Posso levar um acompanhante para a perícia do INSS?

É possível solicitar a presença, mas é necessário preencher o formulário de solicitação do acompanhante e levá-lo no dia da realização.

O pedido será analisado pelo perito médico e poderá ser negado, caso a presença da pessoa possa interferir na perícia.

O Auxílio Doença vai mudar com a Reforma da Previdência?

Muitas pessoas que vão fazer o pedido de auxílio-doença ficam na dúvida se este benefício vai ou não sofrer modificações com a Reforma da Previdência 2019.

Se você também tem essa dúvida, é importante você saber que o auxílio não deverá ter grandes mudanças com a reforma, pelo menos nada disso está previsto no texto que foi encaminhado ao Congresso Nacional.

Mas é necessário acompanhar a tramitação da reforma para saber se haverá ou não mudanças no texto e se você poderá receber normalmente o seu benefício, mesmo após as mudanças previstas no texto.

By |2019-04-01T18:15:46+00:00abril 1st, 2019|Categories: Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.