Como saber se o smartphone está com vírus

//Como saber se o smartphone está com vírus

Como saber se o smartphone está com vírus

A maior parte das pessoas deseja compreender como saber se o smartphone está com vírus, pois esse tipo de software malicioso pode trazer muitos problemas para qualquer dispositivo e para a segurança dos dados de uma pessoa.

Existem alguns passos que ajudam as pessoas a descobrirem se os seus aparelhos estão sofrendo com algum tipo de vírus, de modo que elas possam tomar as medidas necessárias o quanto antes.

O objetivo nesse artigo é, justamente, mostrar a você algumas dicas que irão ajudar a compreender se o seu smartphone está com algum tipo de vírus. Para você que utiliza o GBWhatsApp, procure fazer download de fontes confiáveis.

A partir do momento em que você consegue identificar que pode haver um vírus no seu aparelho, então fica mais fácil tomar as medidas necessárias para livrar-se dele o quanto antes e proteger seu celular e as suas informações privadas.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Vamos lá!

O seu smartphone está funcionando mais lento que o normal

O primeiro sinal de que o seu smartphone pode estar com vírus é o fato de ele estar muito mais lento do que o normal, ou seja, mais do que será normal para um celular antigo que vai tornando-se menos rápido.

Quando a mudança de velocidade do smartphone acontece de forma abrupta, então isso pode ser um sinal de que ele foi infectado por um tipo de vírus.

Além de tornar o celular mais lento, um malware ocasiona outros muitos problemas, que vão muito além da lentidão e de travamentos durante o uso do smparthone.

A bateria do celular está acabando mais rápido que o normal

Outro sinal de que o seu celular pode ter sido invadido por um vírus é quando a bateria dele acaba muito mais rápido do que seria o normal.

Esse é um sinal que pode passar despercebido por muitas pessoas, pois as baterias dos celulares mais modernos, infelizmente, acabam muito mais rápido já de forma normal.

Entretanto, quando a carga da bateria se esgota de maneira anormal, mas rápido do que o normal, então é preciso ficar atento, pois isso é um grande indício de que existem processos em segundo plano atrapalhando o funcionamento da bateria.

E isso significa, é claro, a presença de um vírus no sistema do seu aparelho!

O consumo de dados do celular está elevado

Ao passo que o sistema do celular fica mais lento e a bateria acaba mais rápido, um vírus em celular também pode ocasionar o aumento do consumo de dados do celular.

A maior parte das pessoas, nos dias atuais, utiliza uma rede Wi-Fi para navegar pela internet, mas em algum momento do dia pode acabar necessitando utilizar a rede de dados móveis, seja por estar fora de casa ou no trânsito, por exemplo.

Muitas vezes, por utilizar pouco esses dados, a maior parte das pessoas não consegue controlar e acompanhar o consumo dos dados diários.

Entretanto, é preciso ficar atento quando os gastos do pacote de dados são muito grandes, acima do que é comum, porque isso indica que um vírus no seu aparelho está enviando o pacote de informações para um servidor externo.

O seu celular passa por mudanças que você não fez

Uma quarta dica que pode indicar que o seu smartphone está com vírus é quando o aparelho passa por mudanças que você não fez, ou seja, é como se ele tivesse “vida própria”.

As mudanças são em termos de configurações do aparelho, como é o caso do brilho, dos sons e volumes, dos tipos de alertas de mensagens, enfim, tudo aquilo que você conhece bem do seu celular, ajusta de acordo com o seu gosto e de repente vê tudo mudado.

Além de tudo o que foi mostrado, ainda há outras mudanças no celular que indicam que há algo errado, como aplicativos que você não instalou presentes no aparelho e ainda a mudança do papel de parede do celular.

Se está em dúvida, mantenha sempre a desconfiança e faça as ações que achar necessário, como utilizar um antivírus para detectar qualquer malware que esteja presente no seu smartphone.

Anúncios que aparecem em locais estranhos

Mais uma forma de como saber se o smartphone está com vírus é observar se o aparelho aparece com anúncios em locais estranhos, onde não é comum que eles apareçam.

Muitos aplicativos que instalamos no nosso aparelho usam os anúncios como forma de se beneficiar e lucrar, mas é preciso ficar atento quando esses anúncios aparecem em outros locais.

É o caso daqueles que surgem na página inicial do seu aparelho, sejam anúncios de conteúdos inadequados, como os adultos, ou ainda de produtos que você sequer pesquisou alguma vez na sua vida.

Tudo isso costuma ser um sinal bastante claro de que a publicidade vem de servidores que são estranhos e que se conectaram com o seu aparelho por meio dos malwares.

Em situações como essa, quanto antes você usar um bom antivírus no seu celular, então muito mais fácil será livrar-se desses vírus que podem trazer grandes problemas, como é o caso do roubo de informações privadas e de risco.

Conclusão

Como você viu, muitas pessoas possuem alguns vírus em seus aparelhos celulares e sequer dão conta do problema, deixando então de agir o quanto antes para limpar esse tipo de malware do smartphone.

Neste texto, mostramos a você algumas das mais importantes dicas para que possa ser possível descobrir se o seu celular está ou não com vírus, o que irá ajudar a solucionar a situação o quanto antes.

Conhecendo essas dicas, então ficará muito mais fácil que você possa atentar-se a todos os fatores que aqui foram indicados e que possa saber como agir para evitar transtornos futuros.

Gostou do artigo de hoje sobre como saber se o smartphone está com vírus?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

By |2020-12-29T18:24:16-02:00dezembro 29th, 2020|Categories: Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.