O que você deve saber sobre a filariose

//O que você deve saber sobre a filariose

O que você deve saber sobre a filariose

A filariose é uma doença parasitária causada por um verme chamado Dirofilaria immitis que se instala no coração e nos vasos pulmonares de cães e gatos, causando problemas que podem ser muito graves. Também afeta outras espécies de carnívoros que podem ser reservatórios como lobo, raposa ou furão.

Como a filariose se espalha e quais são seus sintomas?

A transmissão ocorre através da picada de alguns mosquitos dos gêneros Culex, Aedes, Anopheles, Culiso e Coquillettidia que inoculam as formas imaturas ou microfilárias de um cão infectado em um cão saudável.

Essas formas juvenis circulam pelos vasos sanguíneos do cão e amadurecem na forma adulta da chamada “dirofilariose” . Sua localização final é dentro da câmara direita do coração e dos vasos pulmonares do cão; Em alguns casos, pode até afetar o fígado, baço, rim ou outros órgãos.

Embora no início possam passar despercebidos, as formas adultas deste verme podem medir até 30 cm de comprimento , por isso a sua presença nestes órgãos vitais dos cães causa danos significativos que geralmente progridem seriamente se não forem tomadas medidas, podendo mesmo causar a morte do animal.

Os sintomas que podemos ver em um cão variam. Podemos encontrar:

  • Tosse que se acentua após o exercício
  • Dispneia e / ou taquipneia
  • Perda de peso
  • Hemoptise, epistaxe
  • Ascite e derrame pleural
  • Na ausculta, crepitações pulmonares difusas e sopro sistólico são identificados

É importante ter cuidado para poder identificá-lo: vá ao veterinário para fazer um exame de sangue que detecta a presença de microfilárias circulantes, assim seu animal poderá ser tratado a tempo.

Onde e quando devo estar alerta?

A filariose é uma doença endêmica cosmopolita com maior incidência em muitos países do sul e leste da Europa devido ao clima quente e úmido . A mudança climática que sofremos fez com que filarias fossem encontradas em áreas que antes não apresentavam esta parasitose.

As temperaturas amenas e a humidade da nossa geografia tornam a Espanha um lugar ideal para os mosquitos que transmitem a doença e, com eles, o parasita. Embora a prevalência da doença varie entre as regiões, o aumento de viagens com nossos animais de estimação e as mudanças climáticas fazem com que sua distribuição seja cada vez mais ampla.

A época de maior risco de contágio da filariose coincide com a maior atividade dos mosquitos que a transmitem, que geralmente vai de abril a outubro . Porém, se os invernos amolecerem em decorrência das mudanças climáticas e do aumento da temperatura média nos meses tradicionalmente mais frios, esse prazo pode ser mais longo, por isso é ideal estar alerta o ano todo.

Prevenção de doença

Existem diversos produtos para a prevenção da filariose, todos com foco na prevenção de picadas de mosquito:

  • Pipetas com repelente
  • Moxidectina ou outros comprimidos de lactona macrocíclica
  • Colares de deltametrina

Diagnóstico e tratamento da filariose

Antes do aparecimento de sintomas compatíveis com a doença, devemos ir a um veterinário que realiza os testes e análises pertinentes para confirmar a presença de parasitas em nosso amigo peludo.

Os medicamentos disponíveis para tratamento visam eliminar as formas imaturas (microfilárias) que podem ter entrado na corrente sanguínea do cão, impedindo o seu desenvolvimento e atingindo o coração. Pergunte ao seu veterinário sobre o tratamento da filariose.

Um bom treinador de cães também pode lhe ajudar nessa tarefa!

By |2021-04-05T12:11:36+00:00abril 5th, 2021|Categories: Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.