Principais doenças de pele

//Principais doenças de pele

Principais doenças de pele

Um distúrbio ocupacional da pele é uma condição da pele total ou parcialmente causada pela atividade profissional de uma pessoa.

A pele desempenha um papel muito importante como barreira aos produtos químicos e outros contaminantes que entram no corpo. Os distúrbios da pele podem atrapalhar essa função de barreira.

A doença de pele ocupacional é uma doença de pele causada total ou parcialmente pela atividade de trabalho de uma pessoa. É importante lembrar que as doenças de pele também podem ter causas não ocupacionais e genéticas.

O que causa doenças de pele ocupacionais

As doenças de pele ocupacionais são causadas pelo contato direto com uma ou mais substâncias perigosas.

A pele pode entrar em contato com substâncias através de:

imersão
contato com ferramentas ou superfícies contaminadas, por exemplo, uma bancada de trabalho, ferramentas ou roupas

espirrando
a substância pousando na pele.

Para obter mais informações, visite o site Minha Dieta Funciona.

Tipos de doenças de pele: definições e sintomas

Os distúrbios ocupacionais da pele incluem:

dermatite de contato ou eczema
urticária de contato
acne e foliculite
alterações de pigmentação
câncer de pele
infecções de pele

Você pode obter mais informações sobre essas doenças de pele na página do HSE, tipos de doenças de pele . A maioria das doenças de pele ocupacional está confinada às mãos e antebraços, uma vez que são as partes do corpo mais frequentemente em contato com agentes perigosos.

A condição mais comum da pele é a dermatite de contato (também conhecida como eczema de contato). Dermatite é causada por uma inflamação da pele. Os sintomas incluem vermelhidão, secura, coceira, inchaço, rachaduras, bolhas, descamação e sangramento.

Existem dois tipos de dermatite de contato : dermatite irritante e dermatite alérgica. Estes têm a mesma aparência, mas causas diferentes.

A dermatite irritante pode ser causada por um agente físico ou químico que danifica as células. A dermatite irritante torna a pele mais vulnerável a outros riscos, como bactérias e produtos químicos. Quando não há mais contato com o que está causando a irritação, a condição para.

A dermatite alérgica é causada pela exposição a um alérgeno ou sensibilizador, normalmente uma substância perigosa. Quando o sistema imunológico do paciente reage a ele, ele se sensibiliza. Uma vez sensibilizado, o problema geralmente dura toda a vida e qualquer exposição adicional leva a um ataque.

Dermatite irritante

Tanto a dermatite irritante quanto a alérgica podem estar presentes juntas e não é incomum que a dermatite alérgica se desenvolva após a dermatite irritante. As causas da dermatite irritante incluem produtos de limpeza, solventes orgânicos, fluidos para metais, cimento e outros produtos químicos, algumas plantas e arbustos e água.

Embora precisemos de água para lavar as mãos, muita exposição à água pode causar dermatite irritante. Isso é particularmente importante no trabalho úmido. Os envolvidos no trabalho úmido incluem cabeleireiros, trabalhadores da indústria de alimentos e pessoas que trabalham com fluidos para metais.

A dermatite alérgica de contato pode ser causada por alérgenos como cimento, metais (por exemplo, níquel e cromo) e resinas. O látex é uma causa comum de dermatite alérgica. É comumente encontrado no setor de saúde, onde luvas de látex são usadas rotineiramente. Para mais informações, visite a página da HSE sobre alergias ao látex .

Para saber mais sobre as causas mais comuns de dermatite de contato, visite a página do HSE sobre agentes causadores. Fatores de risco comuns para dermatite são atopia, trabalho úmido e uso de luvas. Embora as luvas possam fornecer proteção aos trabalhadores, elas também podem representar um risco.

As luvas devem ser apropriadas para a tarefa que está sendo executada e devem ser usadas corretamente. O uso de luvas danificadas pode dar uma falsa sensação de segurança. As luvas impermeáveis ​​formam uma barreira não permeável que pode resultar no acúmulo de suor, o que significa que o usuário está efetivamente realizando trabalho úmido.

A urticária de contato é uma condição da pele caracterizada por vermelhidão (eritema) e inchaço. Os inchaços aparecem onde a substância perigosa entrou em contato com a pele. Os inchaços ocorrem normalmente dentro de uma hora após a exposição e desaparecem após 24 horas. O látex é uma causa comum da doença.

A acne é causada por um bloqueio e inflamação das glândulas da pele. Pode ser causada por exposição a óleo, hidrocarbonetos aromáticos halogenados e alcatrão de carvão. Também pode ser causado por contato prolongado com roupas oleosas.

A foliculite é uma inflamação dos folículos capilares. Essa condição é comum em pessoas da indústria de metais expostas a óleos minerais e solúveis. Os distúrbios pigmentares incluem despigmentação (perda da cor da pele) e hiperpigmentação (acúmulo de cor da pele).

A despigmentação pode ser causada por produtos químicos como hidroquinina, fenol (e seus derivados), compostos de arsênico e mercúrio. Também pode ser causado por radiação ionizante e ultravioleta, além de traumas térmicos ou físicos. A hiperpigmentação pode ser causada por óleos minerais, hidrocarbonetos halogenados, arsênico e vários agentes farmacêuticos.

O câncer de pele pode ser causado por luz ultravioleta (luz solar ou artificial), radiação ionizante, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, produtos de alcatrão e alcatrão. As infecções de pele ocupacionais são freqüentemente causadas pelo contato com animais ou plantas. Visite a página da Haz-Map para obter informações sobre trabalhos associados a infecções de pele ocupacionais.

Existe também outra doença de pele chamada Impinge. Você pode acessar um site bem famoso para conhecer melhores detalhes desse problema, veja pelo artigo Impinge tratamento caseiro e entenda tudo sobre essa doença.

Estatísticas e ocupações de maior risco

As doenças de pele foram responsáveis ​​por cerca de um por cento do total de dias de ausência de doença certificada devido a todas as doenças ocupacionais, conforme relatado na pesquisa do esquema THOR GP 2012-14 de 2012-14 .

De acordo com a Pesquisa de Força de Trabalho 2014/15, estima-se que 20.000 trabalhadores que haviam trabalhado nos últimos 12 meses apresentavam problemas de pele que acreditavam terem sido causados ​​ou agravados pelo trabalho.

Em 2014, 1.336 casos de doença de pele ocupacional foram relatados por dermatologistas e médicos do trabalho na Grã-Bretanha. 1.058 (79 por cento) desses casos relatados estavam relacionados à dermatite de contato, 49 (4 por cento) eram outras dermatoses não-cancerígenas, enquanto os restantes 229 (11 por cento) estavam relacionados a câncer de pele.

Os agentes mais comuns citados por dermatologistas e médicos do trabalho como causas de doenças de pele foram “sabonetes e produtos de limpeza”, “trabalho úmido” e “produtos químicos e materiais de borracha”.

A dermatite relacionada ao trabalho é muito comum e afeta pessoas em muitos setores.

Esses incluem:

agricultura / horticultura
catering e processamento de alimentos
produtos químicos
construção
Engenharia
cabeleireiro
cuidados sociais e de saúde
mineração e pedreiras
no mar
impressão
borracha

O Programa de Doenças de Pele do HSE concentra-se em um pequeno número de ocupações que têm o maior risco de dermatite e / ou respondem pelo alto número de casos a cada ano. O HSE lista os agentes perigosos comumente encontrados nessas ocupações.

Floriculturas e cabeleireiros têm as maiores taxas de dermatite. O HSE tem uma campanha para o dia da mão ruim, destinada especificamente à prevenção de dermatites em cabeleireiros.

By |2019-10-21T16:07:02+00:00outubro 21st, 2019|Categories: Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.